Portugal Património – Álvaro Duarte de Almeida

2 de Março
Portugal Património
Álvaro Duarte de Almeida
Portugal Património

Álvaro Duarte de Almeida

A conferência

Álvaro Duarte de Almeida falou cerca de 2 horas sobre a concepção e processo de realização do livro Portugal Património, edição do Círculo de Leitores.

Este é um projecto muito antigo ainda e desenvolvimento, de décadas de intenção e recolha de elementos, que tem passado por visitas, deslocações e itinerários acompanhado por colegas e alunos.

The image “https://i1.wp.com/www.circuloleitores.pt/imgupload/cl_1037536.gif” cannot be displayed, because it contains errors.«Portugal Património» é um documento único no panorama editorial português. Nunca nada de igual foi sequer tentado em terras lusas. No conjunto foram identificadas e inventariadas cerca de 60 mil unidades de património, das quais aproximadamente 9 mil foram desenvolvidas em pormenor. Além das unidades de reconhecida importância, apresentaram-se também muitas outras quase desconhecidas, e por isso mais vulneráveis. E sempre com a mesma dignidade, e sem hierarquizações, sejam: árvores, conventos, trechos de paisagem natural, viadutos, palácios, barragens, cruzeiros, jardins, fábricas, dólmenes, capelas de romaria, grutas, moinhos, igrejas, castros… Por isso «Portugal Património» é…Uma obra que é Portugal.

in Círculo Leitores

Defesa do Património

The image “https://i2.wp.com/www.circuloleitores.pt/imgupload/Cl_1037536_p.gif” cannot be displayed, because it contains errors.O conceito património está relacionado com a ideia de arquitectura e monumentalidade de alguma coisa ou com o seu valor simbólico ou memorativo, mas o património não é só arquitectura, paisagem, literatura ou artes plasticas como nos é dito nalgumas obras de referencia. A própria palavra “património” tem na sua origem de significação a herança paterna, aquilo que recebemos de uma geraçao anterior e de que tomamos posse, as coisas de que nos apropriamos atraves da passagem de uma geraçao para outra e isso implica tomar posse mas também ser possuido, constituindo uma relaçao biunívoca. Tudo aquilo que constitui referencia de identidade, o que suporta a nossa identificaçao ou envolvimento com um local, um pais, um bairro ou uma rua. É aquilo que já estava feito e recebemos sem interferir na construçao mas que aceitamos como propriedade nossa e nos faz sentir como propriedade dessa identidade.

portugal patrimonio

Álvaro Duarte de Almeida

Álvaro Duarte de Almeida é, em conjunto com Duarte Belo autor da obra Portugal Património, um guia-inventário do património natural e cultural de Portugal.

Álvaro Duarte de Almeida e Duarte Belo

Links

http://www.circuloleitores.pt/cl/artigo.asp?cod_artigo=141469 

1 Response to “Portugal Património – Álvaro Duarte de Almeida”


  1. 1 COMPANHIA DE DANÇA DE LISBOA 23 Abril, 2008 às 12:18 am

    “Portugal Património – Álvaro Duarte de Almeida”
    Volume VII – Lisboa Entrada – Palácio do Marquês de Tancos

    Tendo subscrito a obra, no ponto em referência, deparamos com omissões que nos preocupam.
    A primeira – Atelier da Costa do Castelo e Carlos Botelho.
    Naquilo que nos diz respeito – Nos últimos 20 anos a Companhia de Dança de Lisboa restituiu-lhe a dignidade, começando por travar a sua degradação e durante esses anos dignificou-o com a sua actividade abrindo-o à cidade e aos seus visitantes. Opiniões recebidas, entre outras de, José Augusto França e Vitor Serrão – http://www.cidadevirtual.pt/cdl.
    Em 1996 propôs ao IPPAR a sua classificação e alertou, em 2003, esse organismo para os irreparáveis danos causados na estrutura e em painéis de azulejos pelas obras clandestinas levadas a efeito nos andares inferiores, entre 2001 e 2005, pela EBHAL actual EGEAC.
    Ao situa-lo nos nºs 2 / 10 da Calçada com o mesmo nome, melhor se poderão entender as omissões em apreço…

    José Manuel Oliveira
    Director


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Visitantes desde 21.Mai.07

  • 29,550 visitas

Estudos de Arte

Estudosdearte.com engloba uma série de assuntos separados por diferentes temas da actualidade artística portuguesa. Este site / blog aparece na necessidade de registar as conferências anuais apresentadas na disciplina de Estudos de Arte IV do Curso de Artes Visuais da Universidade de Évora.



Procure na Base de Dados


...por palavra ou conjunto de palavras...

Selecção de Filmes

Esta é uma selecção de filmes muito interessante. Para vê-los basta clicar sobre o filme desejado e abre o leitor directamente sem mudar de página.

Fotos de Museus e das Conferências de Estudosdearte.com

DSCN0244

DSCN0243

DSCN0240

DSCN0239

DSCN0233

DSCN0232

DSCN0230

DSCN0228

DSCN0225

Professora Sandra Leandro

Mais fotos

Geo Locator / Diversos

Locations of visitors to this page

Estou no Blog.com.pt Blog Review

Divulgue o seu blog! Arts Blogs

Directory of Education/Research Blogs Estudos de Arte - Estudosdearte.com

Por este Blog nos Favoritos Technorati

Subscribe


realizado por Inês Ferreira, João Leitão e por Raquel Reis- © 2007


%d bloggers like this: