Museu do Chiado e CCB – Visita de Estudo Lisboa

16 de Março
Museu do Chiado e CCB
Visita de Estudo Lisboa

Museu do Chiado

Museu do Chiado

O Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea, situado no centro histórico de Lisboa, reúne uma vasta colecção de arte portuguesa que se inicia por volta de 1850 e se prolonga até à actualidade. Através desta colecção é possível observar e estudar algumas das obras mais significativas dos artistas nacionais, bem como a diversidade dos movimentos e práticas artísticas desenvolvidas no curso de um século e meio. Este site, que apresenta informações sobre a colecção e a própria história do museu, foi concebido de forma a complementar a visita ao espaço físico do museu, fornecendo conteúdos sobre a natureza das obras da colecção e sua recepção pelos investigadores e público das várias épocas. O Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea durante meio século foi o único museu dedicado à arte contemporânea e um dos primeiros, em todo o mundo, a ser fundado com esse propósito, em 1911.

O edifício foi renovado em 1994 pelo arquitecto francês Jean-Michel Wilmotte. Dada a exiguidade e insuficiência de espaço do edifício, as colecções são mostradas parcelarmente, muitas vezes como complemento das exposições temporárias. O programa de exposições temporárias assume uma grande relevância no conjunto das actividades do museu, que incluem ainda visitas guiadas e mesas redondas, a par de um vasto conjunto de actividades pedagógicas desenvolvidas pelo serviço educativo. As exposições temporárias são acompanhadas por publicações que desenvolvem profundas investigações e que têm conferido um perfil muito próprio ao museu. A tipologia de exposições que o visitante pode encontrar é diversa e parte dos diversos segmentos temporais da colecção, mas não se cinge à arte portuguesa, dando grande relevância a artistas internacionais e a co-produções com outros museus e centros de arte internacionais.

Este site não se limita a fornecer informação complementar ao funcionamento do museu, mas pode ser considerado como uma área de actividade onde alguns programas de natureza mais adequada ao terreno electrónico encontram aqui as suas possibilidades. Assim foi criado um espaço de exposições site-specific que apresenta projectos inéditos de artistas que trabalhem a partir da própria Web, explorando os novos domínios do cyberespaço para a criação artística.

Pode ainda conhecer as actividades dos Amigos do Museu do Chiado e juntar-se-lhes, através do preencimento de um formulário disponibilizado nesta secção, para usufruir dos seus programas especiais.

A consulta do site é simples e acessível a todos, incluíndo os cidadãos com necessidades especiais. No menú superior, justamente abaixo da designação do museus, o visitante encontra as secções principais, algumas delas contendo ainda sub-secções para uma melhor organização dos conteúdos. No menú inferior são apresentadas as secções genéricas, idênticas a qualquer outro site, essenciais para um serviço público completo.

© Texto Copyright Pedro Lapa, Museu do Chiado

Colecção do Museu do Chiado

A colecção do Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea apresenta o trabalho artístico das várias gerações que constituíram a modernidade, que com o Romantismo se inicia, se particulariza no Naturalismo, assume a sua consciência no Modernismo e com os Abstractos, Surrealistas e Neo-realistas atinge a plenitude possível. Um ciclo composto por fases diferentes concentra assim um importante momento da arte portuguesa, ainda que por razões políticas e sociais arredado ou procurando aproximar-se de outras razões mais internacionais.

Após a sua remodelação em 1994, e no contexto de novas exigências culturais, tornou-se premente o alargar das balizas cronológicas da colecção. A Contemporaneidade passou assim a merecer atenção redobrada, de modo a fazer figurar, quer através das aquisições, quer por meio das doações e depósitos, as obras e os representantes da arte portuguesa posterior à década de 50 do século XX.

Outra vertente muito importante do trabalho museográfico que tem sido desenvolvido é a realização de exposições monográficas e temáticas, assentes em trabalho crítico e histórico de investigação, e que têm contribuído para repensar ou valorizar alguns dos artistas ou momentos artísticos mais paradigmáticos da arte portuguesa.

Numa clara e sustentada opção de permanente questionamento e estudo da colecção, acompanhada pelo atento desenrolar da evolução da Arte e pela legitimidade em tornar representativo no conjunto da colecção as manifestações contemporâneas, acompanhando-as, incentivando a sua criação, e reflectindo sobre os seus contextos de produção, a colecção do Museu do Chiado torna-se etapa obrigatória no panorama museológico como referência da arte portuguesa da segunda metade do século XIX até ao século XX, com a intenção de não deixar ao critério de barreiras cronológicas a actualização inevitável do seu acervo.

© Texto Copyright Museu do Chiado

Museu do Chiado
Rua Serpa Pinto, 4
1200-444 Lisboa
Lisboa
Tel: 21 343 21 48
mchiado@ipmuseus.pt

Links

http://www.museudochiado-ipmuseus.pt

Centro Cultural de Belém

1 Response to “Museu do Chiado e CCB – Visita de Estudo Lisboa”



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Visitantes desde 21.Mai.07

  • 29,550 visitas

Estudos de Arte

Estudosdearte.com engloba uma série de assuntos separados por diferentes temas da actualidade artística portuguesa. Este site / blog aparece na necessidade de registar as conferências anuais apresentadas na disciplina de Estudos de Arte IV do Curso de Artes Visuais da Universidade de Évora.



Procure na Base de Dados


...por palavra ou conjunto de palavras...

Selecção de Filmes

Esta é uma selecção de filmes muito interessante. Para vê-los basta clicar sobre o filme desejado e abre o leitor directamente sem mudar de página.

Fotos de Museus e das Conferências de Estudosdearte.com

DSCN0244

DSCN0243

DSCN0240

DSCN0239

DSCN0233

DSCN0232

DSCN0230

DSCN0228

DSCN0225

Professora Sandra Leandro

Mais fotos

Geo Locator / Diversos

Locations of visitors to this page

Estou no Blog.com.pt Blog Review

Divulgue o seu blog! Arts Blogs

Directory of Education/Research Blogs Estudos de Arte - Estudosdearte.com

Por este Blog nos Favoritos Technorati

Subscribe


realizado por Inês Ferreira, João Leitão e por Raquel Reis- © 2007


%d bloggers like this: