José Manuel Rodrigues – Antologia Experimental

7 de Julho 2008

Antologia Experimental

José Manuel Rodrigues

“Apresenta-se nesta exposição um dos nomes maiores da fotografia portuguesa contemporânea de projecção internacional, com uma vasta obra reconhecida e distinguida com vários prémios, entre os quais o Prémio Pessoa 1999.

Estamos perante um fotógrafo singular, aberto ao experimentalismo e à pesquisa que continuamente renovam e vivificam a sua arte. Às vezes irónico, muitas vezes poético, José M. Rodrigues explora os recursos estilísticos e técnicos mais diversos, que marcam a sua evolução como artista e enriquecem a complexidade formal e semântica do seu trabalho, sem comprometer uma identidade que é única.

A natureza especial deste projecto expositivo, site specific, resulta sobretudo da relação profunda entre a obra de José M. Rodrigues – vista e interpretada pelo Comissário -, e o espaço onde ela se apresenta. Foi esse o desafiop colocado a Rui Oliveira, que soube tirar partido das particularidades arquitectónicas e espaciais do Palácio da Inquisição para desenhar um percurso onde todos os olhares se cruzam.”

in folheto de apresentação da exposição de José Manuel Rodrigues, Fundação Eugénio de Almeida

“É preciso ver com os olhos por detrás da cabeça”

José Manuel Rodrigues

“” Antologia Experimental” (1972-1980), reúne segmentos do percurso fotográfico de José Manuel Rodrigues, explorando relações múltiplas entre fotografias das duas últimas décadas e o trabalho experimentalista realizado sobretudo na década de 1980, período em que o artista, então a residir na Holanda, manteve estreitas relações com os movimentos de vanguarda do centro da Europa.

Fotógrafo dos pés à cabeça (ou da cabeça aos pés), José Manuel Rodrigues diz que não saberia viver sem fotografar. Uma confissão apaixonada de quem fotografa de corpo inteiro e para quem o experimentalismo foi uma zona de pura respiração, que cruza até hoje com as práticas fotográficas clássicas.

Ao contrário dos escultores ou pintores que afirmam utilizar a fotografia parta dizer aquilo que não poderiam dizer de outro modo, José M. Rodrigues tem utilizado outras linguagens – instalação, objectos tridimensionais, vídeo, performance – para explorar e aprofundar o que pretende dizer como fotógrafo. Este aspecto talvez deva considerar-se a principal originalidade do seu percurso experimental, por comportar uma misteriosa unidade contida na diversidade, a par de factores de irreverência que o artista subordina ao sentido da ordem. José Manuel Rodrigues toma como suas as palavras do pintor Georges Braque: Amo a regra que corrige a emoção, amo a emoção que corrige a regra.”

in folheto de apresentação da Exposição de José Manuel Rodrigues, Fundação Eugénio de Almeida

http://www.fundacaoeugeniodealmeida.pt/

Links

http://www.forumea.com.pt

1 Response to “José Manuel Rodrigues – Antologia Experimental”


  1. 1 Roteia 8 Julho, 2008 às 7:02 pm

    Uma correcção a fazer no 2º texto, na data a seguir a
    Antologia Experimental (1972-2008). São 28 anos de diferença.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Visitantes desde 21.Mai.07

  • 29,550 visitas

Estudos de Arte

Estudosdearte.com engloba uma série de assuntos separados por diferentes temas da actualidade artística portuguesa. Este site / blog aparece na necessidade de registar as conferências anuais apresentadas na disciplina de Estudos de Arte IV do Curso de Artes Visuais da Universidade de Évora.



Procure na Base de Dados


...por palavra ou conjunto de palavras...

Selecção de Filmes

Esta é uma selecção de filmes muito interessante. Para vê-los basta clicar sobre o filme desejado e abre o leitor directamente sem mudar de página.

Fotos de Museus e das Conferências de Estudosdearte.com

DSCN0244

DSCN0243

DSCN0240

DSCN0239

DSCN0233

DSCN0232

DSCN0230

DSCN0228

DSCN0225

Professora Sandra Leandro

Mais fotos

Geo Locator / Diversos

Locations of visitors to this page

Estou no Blog.com.pt Blog Review

Divulgue o seu blog! Arts Blogs

Directory of Education/Research Blogs Estudos de Arte - Estudosdearte.com

Por este Blog nos Favoritos Technorati

Subscribe


realizado por Inês Ferreira, João Leitão e por Raquel Reis- © 2007


%d bloggers like this: